Que tal uma pizza sem data de validade?


Agora, se você encontrar um pedaço de pizza perdido e lembrar que aquela redonda era de 2011, não se preocupe, ele ainda pode estar bom!! Mas como assim? 

Alimento poderia ser armazenado sem apresentar qualquer tipo de deterioração.

Cientistas de um laboratório militar em Massachusetts dizem estar perto de realizar o maior feito de todos os tempos. Desenvolver uma pizza capaz de passar até três anos armazenada sem apresentar qualquer tipo de deterioração. “Basicamente, podemos pegar na pizza, deixá-la em cima da prateleira, embalada, durante três anos… e vai continuar com o mesmo sabor”, disse Michelle Richardson, cientista do Natick Soldier Research, Development and Engineering Center, do Exército dos EUA.

As primeiras dificuldades no projeto foram com fato da umidade do tomate, do queijo, e todo recheio passar para a massa da pizza. Desta forma, o resultado era uma terrível pizza ensopada. Mas após aplicar outros testes, os cientistas encontraram uma forma de impedir que a humidade migre no prato preferidos dos americanos.

O segredo está no açúcar, sal e xaropes que penetram na água afim de impedir que a massa misture com os sabores da pizza. Porém,  recurso destes ingredientes, por si só, não bastaria para manter em condições uma pizza durante três anos a uma temperatura de 26 graus Celsius.

Portanto, os cientistas ajustaram os níveis de acidez do molho, do queijo e da massa para que seja mais difícil o oxigênio e as bactérias se propagarem. Também foi adicionado ferro para ajudar a absorver qualquer ar que fique na embalagem.

A pergunta que ficar no ar, o sabor da pizza “a vácuo” terá o mesmo gosto de uma fatia deliciosa que acabou de sair do forno? Segundo os cientistas, o gosto lembra de uma pan pizza, com uma borda um pouco molhada. A única diferença é que não está quente quando a comemos, está na temperatura ambiente.


Foto: ingrediente de pizza que pode ser armazenada por três anos. 

Fonte: 
http://www.blogdapizza.com.br/