Os melhores vinhos para os diferentes tipos de pizza


Comprar uma pizza após um longo dia de trabalho é satisfatório e conveniente. Combine isso com um bom vinho e o prazer da refeição é duplicado. Os melhores vinhos para pizza dependem do tipo de pizza. Dependendo do sabor escolhido, uma variedade de deliciosos vinhos, com diversos preços, complementam e realçam o sabor da pizza.
 
Clássica
 
Para uma pizza no estilo clássico com uma crosta fina e crocante, coberta com molho de tomate e queijo mussarela, mantenha a refeição tradicional com uma garrafa de vinho tinto italiano. O Chianti é um clássico da Toscana, na Itália. Apenas os vinhos dessa área podem ser chamados de Chianti. Originalmente, esse vinho costumava vir em uma cesta e, enquanto a maioria agora é servida em garrafas comuns de vidro, tradicionalistas podem buscar o design original em lojas especializadas de vinho.
 
Vegetais
 
O Pinot Noir é um vinho tinto leve o suficiente para não sobrepor o sabor da pizza de vegetais. Ele possui toques de frutas vermelhas, é infundido com trufas e tem notas terrosas. O sabor do vinho complementa o cogumelo, e serve para pizzas com cebolas e pimentas. Para um vinho mais frutal que também complemente, tente um Sangiovese que tenha o sabor apimentado de ameixa e cereja.
 
Carne
 
Carnes variadas são bastante usadas em pizzas. Calabresa combina com o Zinfandel por causa do seu gosto de ervas tostadas. Na realidade, esse vinho combina com qualquer cobertura que tenha carne bovina, suína ou de frango. Vinhos do sul da Itália, como o Primitivo, geralmente combinam com coberturas de carne devido ao toque não tão apimentado e sua textura aveludada.
 
Branca
 
Pizzas brancas são as sem nenhum molho vermelho. Essas pizzas são mais leves, com um gosto similar ao do pão com queijo. Nesse caso, escolha também um vinho mais leve. Um pinot grigio seco complementa os sabores do queijo. Um vinho Sauvignon Blanc reforça o gosto de uma casca crocante. Para uma ocasião mais especial, uma champanhe ou um espumante encantarão seu paladar. Para pizzas brancas com cobertura de molho pesto, escolha vinhos brancos com toques florais ou de terra, como o Chardonnay ou o Riesling.