L´Antica Pizzeria Da Michele


Não, a pizza não foi inventada em Nápoles (aliás, ninguém sabe ao certo onde ela foi inventada. Alguns juram ter nascido na época neolítica enquanto outros têm certeza que o seu surgimento vem do império romano), mas provavelmente o ano mais importante para essa deliciosa e saborosa comida seja 1889, quando o Rei Umberto I visitou Nápoles com a sua esposa Margherita. Foi dedicada a ela a invenção da pizza decorada com mussarela, tomate e folhas de manjericão, simbolizando a bandeira da Itália.

Depois disso, a fama da pizza de Nápoles começou a crescer de uma forma exponencial.

Quando marcamos a nossa viagem para a Itália e incluímos Nápoles no roteiro, todos nos disseram sobre a deliciosa pizzaria “Da Michele”.

“L´Antica Pizzeria Da Michele”, além de festejada por locais e por turistas ganhou ainda mais notoriedade após o sucesso do filme “Comer, Amar e Rezar”, interpretado por Julia Roberts.

E nem precisava do filme. A pizzaria fundada em 1870 é um patrimônio da cidade e serve uma pizza para comer rezando.

A pizzaria serve dois sabores de pizza, margherita e marinara por 4 euros cada. Com um recheio extra de mussarela o preço da pizza sobe para 5 euros.

Mas chegue cedo, a pizzaria vive lotada e apesar da grande rotatividade existe a possibilidade de uma espera de até uma hora para saborear a redonda.

Mas talvez o grande achado da cidade tenha sido outra pizzaria, a “Antiga Pizzeria e Friggitoria Di Matteo”.

Não conhecíamos a pizzaria, mas ficamos impressionados com a fila de locais em frente dessa pizzaria em uma das mais importantes ruas da cidade (Via del Tribunale).

Com muito menos turistas e com preços tão baixos quanto aqueles praticados na “Da Michele”, a pizzaria foi a melhor de todas as pizzas que eu já comi na minha vida. Fiquei embasbacado com o sabor da pizza. Sem qualquer tipo de trocadilho é uma pizza para se “comer, amar e rezar”, uma delícia.

Antes que alguém diga, a pizza italiana é muito diferente daquela que estamos acostumados a comer no Brasil. A massa fina, o molho feito com tomates (e não de caixinha) e o pouco recheio deixam a massa molhadinha e deliciosa.