Dicas: saladas para acompanhar a pizza


Embora hoje sejam mais populares as opções mais saudáveis de pizza, a grande maioria das “redondas” servidas são feitas usando ingredientes mais pesados, como queijos amarelos e embutidos. Algumas opções com legumes, como escarola e brócolis, já são conhecidas dos clientes e as pizzarias tem passado a oferecer até mesmo massa integral. Por isso, comer uma pizza já não é mais motivo para sair (ou pelo menos não tanto) da dieta. Como acompanhamento, as saladas podem ser uma alternativa leve e saborosa, principalmente nos dias de verão.
 
Saladas variadas para você
 
Dê uma variada da salada comum de alface, tomate e cebola e descubra outras folhas ainda mais saudáveis e saborosas para garantir também a ingestão de verduras em sua dieta. Elas são indispensáveis para a manutenção do peso e dos depósitos de vitaminas do corpo. As folhas de cor verde escura, como rúcula, espinafre e agrião, possuem vitaminas A e C, cálcio, magnésio, potássio e muitas fibras, como todas as hortaliças. Invista também em variedades diferentes de alface, como mimosa, roxa e frisée, além do radicchio, uma folha pequena de sabor amargo.
 
Saladinha simples: uma receita rápida
 
Para uma alternativa saudável, cheia de nutrientes, lave algumas folhas de sua preferência. Vale usar diversos tipos de alface, espinafre, rúcula, escarola ou agrião bem frescos. Em seguida, acrescente tomates cereja cortados ao meio, cenoura ralada e croutons, que podem ser adquiridos no supermercado já prontos ou feitos em casa, reaproveitando o pão que sobrou. Fica deliciosa com um molho básico, misturando azeite, vinagre, um pouquinho de alho ralado e cebolinha picada. Sirva com uma pizza feita com ingredidentes mais pesados e será garantia de sucesso!
 
Uma quase Caesar Salad
 
Uma opção menos leve, que tenha também um pouquinho de queijo, é misturar folhas escuras, como agrião, rúcula e espinafre, com cebola roxa, tomates cereja inteiros, torradinhas de alho e queijo parmesão ralado de boa qualidade. O sabor pungente e levemente amargo das folhas combina muito bem com os tomatinhos maduros e o queijo parmesão. Para adicionar algo crocante à receita, use torradinhas com manteiga de alho, feitas em casa com pão amanhecido, e sirva com temperos como uma mistura de vinagre balsâmico e azeite ou limão e mostarda. Um vinho é a melhor bebida para acompanhar.
 
Salada grega para acompanhar a pizza
 
Uma das saladas mais comuns nas pizzarias europeias, para acompanhar a pizza ou como alternativa saudável para quem está controlando as calorias, é a chamada salada grega. Simples e barata, é feita com uma mistura de alfaces variados, pedaços de tomate, azeitona preta e cebola roxa fatiada bem fininha, além do famoso queijo feta, de origem grega, que pode ser substituído por um queijo minas mais encorpado ou ricota, fresca ou defumada. Essa salada, que funciona muito bem como acompanhamento para pizzas mais leves, como as de queijo, pode ser servida com uma taça de vinho, bem à tradição mediterrânea.
 
Salada de bolinhas, uma saborosa reinvenção
 
A “salada de bolinhas” é uma combinação de minitomates, da variedade Sweet Grape, com minibolinhas de mussarela de búfala ou burrata, oferecendo um contraste de textura e sabor deliciosos. Combine tomatinhos mais vermelhos e outros mais amarelados, de diferentes tamanhos, com as bolinhas de queijo e use folhas frescas de manjericão, que podem ser compradas no mercado ou colhidas na sua hortinha em casa, para dar um sabor e cor especiais ao prato. Para temperar, experimente a clássica combinação de azeite extra virgem, vinagre balsâmico italiano e sal. É uma versão divertida da tradicional salada Caprese, de origem italiana.