Como fazer um forno solar com uma caixa de pizza


Forno solares são ótimas para se preparar comida sem queimar combustíveis fósseis e podem ser utilizado em áreas de acampamento onde não é permitido fazer fogo. Você pode fazer um em uma caixa de pizza, na forma mais básica, para mostrar os poderes da energia solar a uma criança.

O que você precisa?

 
Caixa de pizza
Estilete
Papel alumínio
Filmes de plástico ou plástico laminado grosso
Fita isolante
Papel de construção Preto
Galho ou vareta

Prepare a parte de cima da caixa, desenhando um quadrado com os lados a uma distância de 3,5 cm das laterais. Em seguida, recorte ao longo de três dos quatro lados. Agora, dobre no lado restante em direção à parte de fora da caixa.
 
Cubra, com papel alumínio, o lado do quadrado que se direciona para o interior da caixa. Prenda a alumínio com fita isolante no outro lado do quadrado. Recomenda-se esse tipo de fita por sua resistência ao calor.
 
Cubra o interior da caixa de pizza com papel alumínio, passando pelas beiradas e prendendo com fita isolante na parte externa. Assim a parte de dentro da caixa irá refletir a luz. Não ponha fita no interior da caixa.
 
Corte um pedaço de filme plástico ou plástico laminado que seja maior que o buraco em cima da caixa. Plástico será suficiente se o forno for utilizado apenas uma ou duas vezes. Prenda o plástico na parte de cima da caixa, passando fita isolante na parte de dentro da caixa. Assim o calor não irá escapar do forno.
 
Feche o forno solar. Agora ponha plástico por sobre o buraco e prenda com fita isolante, desta vez pelo lado de fora.
 
Cubra a parte de baixo da caixa com papel de construção preto. A interior dos fornos é geralmente preto para absorver mais calor.
 
Faça, com papel alumínio, uma bandeja onde colocar a comida a ser preparada. Alternativamente, use pratos para torta feitos de alumínio ou vasilhames escuros e rasos.
 
Coloque a comida a ser preparada no forno. Feche-o e coloque-o sob a luz solar. Levante a aba de cima e mantenha-a aberta com um galho ou vareta. Posicione-a de modo a refletir a luz do sol para dentro da caixa. É essa luz que irá prover o calor necessário para o cozimento. É possível ver a comida sendo preparada pela abertura na parte de cima. Preparar cachorros quentes é uma boa maneira de experimentar o forno.