Além do tempero: como as ervas ajudam na saúde


Da próxima vez que for pedir pizza, talvez você prefira trocar a mussarela por margherita. Conheça os benefícios de ervas comuns segundo a ciência

Da próxima vez que for pedir pizza, talvez você queira considerar trocar a mussarela por margherita. E não é só por causa dessa foto maravilhosa, mas porque manjericão pode fazer maravilhas para sua asma. Aliás, quando alguém disser que pizza não é saudável, você pode argumentar que além de manjericão, ela leva também orégano, que é uma das ervas com mais propriedades antioxidantes da natureza.

A cozinha da sua vó, aquela que previne e cura doenças usando o jardim, já foi mais usada. A gente tende a se esquecer dessas tradições, mas uma alimentação rica em várias coisas - incluindo alguns desses temperos - pode te poupar dores de cabeça literais e figurativas. Dá uma olhada como temperos da sua cozinha podem melhorar sua saúde. Mas lembre-se: é sempre melhor usar a erva fresca, em vez de seca, para esses propósitos.

Manjericão

Já estaria bom se ele fosse só responsável pela margherita. Mas o manjericão, usado em diferentes cozinhas, é um potente antioxidante. Isso significa que ele combate radicais livres, que em excesso, contribuem para o envelhecimento precoce e para doenças como o Mal de Parkinson e o Alzheimer.

Além disso, o manjericão ajuda a curar infecções respiratórias, asma e na redução da dor e do inchaço, além de diabetes, porque ajuda a baixar o nível de glicose no sangue, além de colesterol e triglicérides. Está sem criatividade? Manjericão vai bem com molhos vermelhos, mussarela e até como chá.

Alecrim

Você já experimentou colocar alecrim na batata frita ou assada? Sério, você não sabe o que está perdendo. Vai bem com frango, também. O que você provavelmente não sabia é das propriedades antinflamatórias e antioxidantes do alecrim, que além disso também é rico em cálcio e, em um estudo de 2013, se provou como um bom recurso pra melhorar a memória de ratos.

Orégano

Como muitos dos outros temperos que a gente citou aqui, o orégano é um poderoso antioxidante, mas ele ganha dos outros: a planta já foi citada em um estudo como a mais rica nesse tipo de substância em um grupo com outras 27 ervas.

Menta

Menta é uma dessas plantas que servem pra uma porção de coisas, então nunca é mau ter um raminho pra um chá de emergência: coisas como indigestão, gases, náusea, diarreia e pedra no rim - todas podem ser diminuídas com o consumo de menta. E, como o alecrim, também é boa pra memória.

Outras aplicações que você já deve conhecer tem a ver com gripes e resfriados: garganta inflamada, tosse, falta de ar e sinusite, por exemplo. E dá pra usar na sobremesa, claro.

Gengibre

A principal capacidade do gengibre é tratar náusea de diferentes tipos, desde aquele enjoo que você sente em um carro que trepida muito até a náusea que mulheres grávidas sentem pela manhã. Essa raiz também contém gingeróis, substâncias que podem ajudar no combate ao câncer e servir como analgésico. Outras coisas que um chá quentinho com gengibre pode fazer por você: melhorar dores musculares, cólicas menstruais, infecções do trato respiratório superior e bronquite.