Receita de Tiramisu


Grau de dificuldade: Médio
Tempo de preparo: Até uma hora
Rendimento: 4 porções
 
Além das massas, a culinária italiana também é conhecida por seus doces. Entre pizzas e macarrão, o tiramisù é uma das estrelas da mesa.
 
O doce, feito com café expresso, é uma das "200 Receitas Italianas Tradicionais", livro da coleção "Culinária de Todas as Cores".
 
O volume ensina a preparar os principais pratos desta cozinha. Massas, carnes, pizzas, bruschettas, saladas, pães e outras tantas iguarias estão presentes.
 
Junto com as receitas há uma breve apresentação das principais técnicas e ingredientes, além de algumas curiosidades sobre a variada e apreciada gastronomia da Itália.
 
Veja como preparar um tiramisù clássico:
 
INGREDIENTES
 
3 ovos (gema e clara separadas)
125g de açúcar
250g de mascarpone
200ml de café expresso frio
4 colheres (sopa) de marsala doce
32 biscoitos champanhe
75g de chocolate meio amargo ralado
 
MODO DE PREPARO
 
Bata as gemas e o açúcar na batedeira, até ficar leve e aerado e as pás deixarem uma trilha quando erguidas. Coloque o mascarpone numa tigela grande e misture 1/3 da mistura de ovo até ficar cremoso; adicione a mistura de ovo restante. Bata as claras numa tigela separada até encorparem e ficarem com consistência espumosa. Adicione à mistura de mascarpone.
 
Despeje o café e o marsala numa vasilha rasa e mergulhe os biscoitos champanhe até embebê-los dos dois lados, mas não inteiramente. Disponha uma camada de biscoitos firmemente compactados em 4 tigelas de 10 cm. Espalhe metade da mistura de mascarpone, cubra com uma segunda camada de biscoitos e outra de mascarpone para cobrir os biscoitos. Cubra com filme de PVC e leve à geladeira no mínimo por 3 horas ou desde a véspera.
 
Pouco antes de servir, retire o tiramisù da geladeira e polvilhe com o chocolate ralado.